“Não gosto da escola!”; “A escola é aborrecida!”; “Por que é que eu preciso de saber/aprender isto?”: ao contrário do que se possa pensar, estas frases são bastante comuns e ouvidas pela voz dos estudantes.
Perante o maior número de situações sinalizadas ligadas ao absentismo/abandono escolar, e a constatação de que uma importante percentagem das crianças e jovens apresenta uma grande desmotivação/desinteresse face à escola, o III Encontro da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Estarreja , subordinado ao tema “Escola, porque (Não) te Quero!”, pretende debater e refletir sobre estas questões com a comunidade escolar, as famílias e os estudantes. A iniciativa terá lugar no dia 20 de novembro, quarta-feira, no Cine-Teatro de Estarreja.
O que é que está a acontecer com a escola? Estará a escola a acompanhar as alterações da nova geração? O que é que está a deixar os alunos tão desmotivados/desinteressados em relação à Escola? A Escola estará a ir ao encontro às expectativas e/ou às (novas) necessidades dos alunos? O que está a contribuir para o maior absentismo/abandono escolar? Quais os seus (novos) desafios? Qual o papel das novas tecnologias no contexto educativo/escolar? O que podemos fazer para contrariar esta tendência? Até que ponto envolvemos os próprios alunos nesta questão e os tornamos parte da possível solução? Concelho de Estarreja <[email protected]>
Nos últimos anos, para além da Violência Doméstica e da Negligência, o Absentismo/Insucesso e Abandono escolar têm sido um dos três principais motivos de sinalização de crianças e jovens à CPCJ de Estarreja. Esta é uma realidade transversal a várias CPCJ do país.
Isabel Simões Pinto, vereadora da Ação Social e Inclusão do Município de Estarreja, refere que “o combate ao absentismo ou abandono escolar exige uma abordagem multidimensional no sistema familiar e educativo. Trata-se de uma problemática complexa, influenciada por diversos fatores internos e externos à escola, como a falta de envolvimento e compromisso dos alunos e das famílias, provenientes ou não de contextos socioeconómicos mais desfavorecidos, e até a falta de capacidade do próprio sistema educativo responder de forma mais inovadora e criativa a estas problemáticas.” Por isso, a CPCJ, a Câmara Municipal, os Agrupamentos de Escolas e diversas instituições da Rede Social concelhia, têm trabalhado em estreita parceria em diversos projetos que “têm como principal objetivo dotar as famílias de novas competências pessoais e sociais que favoreçam o reconhecimento e valorização da escola no contexto do desenvolvimento integral das crianças e jovens e do seu futuro no contexto laboral. Podemos mencionar como bons exemplos desse trabalho o Projeto PISTA – CLDS 4G, que terá agora sequência no âmbito do CLDS 5G – o Programa EPIS, entre outros”, frisa a autarca.
Durante todo o dia, e com um programa composto por três painéis de discussão, psicólogos, professores, investigadores, auxiliares de ação educativa, alunos juntam-se à mesa para expor, discutir e (re)pensar as questões relacionadas com a escola.
A sessão de abertura da iniciativa, marcada para as 09h00, contará com as intervenções da presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens, Ana Isabel Valente; e do presidente do Município de Estarreja, Diamantino Sabina.
Às 09h45, o primeiro painel refletirá sobre “Os Desafios da Escola Contemporânea”. O segundo painel, a partir das 11h40, debaterá “A Motivação das Crianças e Jovens face á Escola”. A fechar o programa de discussão, às 15h15, serão apresentados projetos e modelos de boas práticas implementados em diversas escolas.
Antes do momento de networking, haverá ainda tempo para assistir um momento cultural, com “Os Benjamins”, grupo musical da Fundação Benjamim Dias Costa. E ouvir ainda as intervenções da presidente da CPCJ de Estarreja, Rosa Maria Domingues, e da vereadora da Ação Social e Inclusão do Município de Estarreja, Isabel Simões Pinto.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e limitadas. Os interessados devem proceder à inscrição prévia aqui até dia 15 de novembro.
Consulte o programa completo.
*Ação de formação com o registo de acreditação – 05.ACD.24/25 – III Encontro da CPCJ de Estarreja “Escola, porque (Não) te Quero!”, de curta duração, que releva para efeitos de progressão na carreira de educadores e professores do ensino básico e secundário por via do CFIEMO. As inscrições desta classe profissional devem ser feitas através do site https://cfiemo.pt/. Em caso de dúvida no ato da inscrição deverá contactar o centro de formação.