A cerimónia “100 Livros, 100 Despertares” decorreu na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, onde se procedeu à entrega, a uma centena de munícipes, das obras sorteadas no âmbito dessa iniciativa promovida pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia.
Celebrando-se este ano o 50.º aniversário do 25 de Abril, a Revolução dos Cravos constituiu o tema transversal aos títulos que os contemplados receberam nesta sessão realizada na última quinta-feira, 7 de novembro, que contou, ainda, com atuações de Leonor Silva e João Gil Sousa, alunos da Academia de Música de S. João da Madeira.
Esta é mais uma forma de “promoção dos valores da Liberdade, da Democracia, da tolerância, da igualdade”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, realçando que os livros são essenciais para uma sociedade de “cidadãos mais informados e mais livres”.
“100 Livros, 100 Despertares” consiste num sorteio anual de 100 livros, entre todos os sanjoanenses recenseados e/ou leitores da Biblioteca Municipal. A iniciativa teve o seu arranque em 2021, por ocasião da celebração do 60º aniversário da Biblioteca Municipal.
Em 2022, o tema comum aos livros sorteados foi o Desenvolvimento Sustentável. Na edição de 2023, destacou-se a produção literária lusófona, promovendo os valores de diversidade cultural, igualdade, inclusão e integração.