A promoção do património olivícola, o olivoturismo e o reforço da literacia oleícola, associados à celebração dos valores da paz, são os grandes destaques das comemorações do Dia Mundial da Oliveira, a ter lugar a 26 de novembro, que este ano vai abranger um total de 113 atividades (98 de entrada livre e apenas 15 com inscrição paga), que serão protagonizadas por 79 entidades em 32 municípios de norte a sul de Portugal (ver Brochura da Rede de Eventos).
Esta é provavelmente a maior rede nacional de eventos alguma vez criada em Portugal, e vem na sequência do êxito alcançado na 1ª edição, em 2023. Para os responsáveis do projeto europeu OLIVE4ALL, a enorme adesão de entidades a esta 2ª edição desta Rede de Eventos Comemorativos é o testemunho vivo de que em Portugal há ainda muito a fazer em prol da valorização do património olivícola e do olivoturismo. Por isso, desta rede comemorativa fazem parte entidades tão diversas como olivicultores (por exemplo, Quinta da Pacheca, Esporão, S.A, Sovena, entre outros), museus, associações culturais, autarquias, institutos politécnicos, etc.
A enorme abrangência e robustez da rede de eventos comemorativos do Dia Mundial da Oliveira está bem patente na Brochura de Apresentação da Rede, e pode ser resumida nos seguintes números de adesões:
- 6 mensagens de boas-vindas de individualidades de referência nacional com responsabilidade direta no setor (secretários de Estado do Turismo e da Agricultura; presidentes das entidades regionais do Turismo do Porto e Norte, do Centro de Portugal, do Alentejo e Ribatejo e do Algarve);
- Uma Comissão de Honra formada por 40 individualidades de referência, incluindo 31 autarcas;
- 32 programas de eventos de nível municipal, abrangendo um total de 113 atividades, maioritariamente gratuitas, com a seguinte distribuição temática: 26 provas sensoriais de azeite; 14 palestras e mesas redondas; 13 visitas a lagares de azeite; 10 tibornadas / jantares pedagógicos; 9 visitas a olivais de oliveiras centenárias ou milenares; 9 sessões de exibição de filmes sobre património olivícola; 8 visitas a museus do azeite; 6 exposições artísticas; 5 ações de apanha da azeitona; 5 atividades literárias ou criativas; 4 workshops de culinária; 2 iniciativas de plantação de oliveiras e 1 iniciativa de apadrinhamento de oliveiras.
Os 32 programas de eventos comemorativos serão realizados maioritariamente no dia 26 de novembro – Dia Mundial da Oliveira, embora em alguns casos os programas estendam por vários dias. Aos interessados, sugere-se que procurem na Brochura os eventos que melhor se adequem aos seus interesses, quer em termos de programação, quer em termos de localização:
- Região Norte (7): Lamego, Mirandela, Murça, Porto, Vila do Conde, Vila Flor e Vila Nova de Foz Côa.
- Região Centro (15): Alcanena, Caldas da Rainha, Castanheira de Pera, Fundão, Guarda, Louriçal do Campo (Castelo Branco), Mangualde, Oliveira do Hospital, Ourém, Peniche, Porto de Mós, Proença-a-Nova, Sertã, Tomar e Torres Novas.
- Alentejo e Ribatejo (10): Beja, Cuba, Évora, Ferreira do Alentejo, Moura, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Rio Maior e Serpa.
Os formulários de inscrição, respetivos programas detalhados, bem como os contactos dos responsáveis de cada evento são apresentados na Brochura da Rede Nacional de Eventos Comemorativos do Dia Mundial da Oliveira 2024 (acessível neste link).
Para informação adicional e/ou esclarecimento de eventuais dúvidas, estamos ao vosso dispor através dos seguintes contactos: