A Câmara Municipal de Águeda promove, nos próximos dias 21 e 22 de novembro (quarta e quinta-feira), no auditório do Centro de Artes de Águeda, as Jornadas Internacionais de Turismo. O evento, que vai na sua 9.ª edição, tem como foco central a importância do setor turístico para a criação de memórias e contará com comunicações da Costa Rica, Brasil, Cabo Verde, Malta e, naturalmente, Portugal.
“Neste encontro, convidamos várias personalidades e agentes do setor a partilharem histórias e projetos e queremos evidenciar, como tem sido exemplo em Águeda, que as experiências que vivemos e as memórias que trazemos dos locais que visitamos enriquecem-nos do ponto de vista humano e promovem os territórios”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
Destacou que essas memórias e a partilha que fazemos delas nos vários meios de que dispomos, de que as redes sociais são, hoje, o maior embaixador, perpetuam no tempo e ajudam a criar “um marketing territorial em torno dos destinos turísticos”.
Durante dois dias, vão ser apresentadas algumas das mais recentes novidades da área do turismo e partilhadas ideias e boas práticas que contribuam para o crescimento e afirmação deste setor.
A abertura das jornadas estão agendadas para dia 21 de novembro, às 10h00, com uma sessão solene onde marcarão presença Jorge Almeida e Edson Santos, Presidente e Vice-Presidente da Câmara de Águeda, respetivamente, assim como Raimundo Carreiro, Embaixador do Brasil em Portugal (a confirmar), e Raul Almeida, Presidente da Turismo Centro de Portugal.
O primeiro painel do encontro, previsto para as 10h30 e moderado por Adriana Rodrigues, da Turismo Centro de Portugal, abordará “Na linha das grandes viagens” e terá como intervenientes David Costa, das Pousadas da Juventude; Carlos Machado, da CP – Comboios de Portugal, que contará as viagens com histórias, do Douro ao Vouga; e Paulo Rodrigues, do IP Património, que falará sobre a rede de ecopistas como forma de valorizar os territórios.
Seguir-se-á uma intervenção sobre a “Inteligência Artificial ao serviço do turismo”, com Hugo Teixeira Francisco (Portugal Green Travel) e João Botelho (HostyAi), deixando uma questão: experiências reais ou virtuais?
Depois de almoço, a partir das 14h30, Patrícia Dias (Aqua + Hotéis), Magda Canas (DECO PROteste) e Álvaro Santos (Agenda Urbana) vão discutir o tema da sustentabilidade, rumo a “um mundo melhor”.
Após uma abordagem sobre “Sonhos que se transformam… em viagens de sonho”, com Gonçalo Estima e João Simões (“Só Bons Rapazes”), Marisa Maganinho (“Eu voo”), Paula Camacho Solis (Costa Rica), os presentes são convidados a descobrir a magia do “Águeda é Natal”.
No segundo dia do encontro, a proposta, às 10 horas, é para vivermos “experiências inesquecíveis” no “nosso Portugal”, num painel que vai contar com os relatos de Ernesto Brochado (Federação Portuguesa de Motociclistas), Gregória Pereira (Governo Regional da Madeira) e Hélder Andrade (Produtor e jornalista).
A partir das 11h30, serão desvendados “Destinos de sonho: memórias que ficam”, com John Boxall e Glorianne Mizzi (Município de Birgu, Malta), José da Silva e Ana José Charrua (Cabo Verde) e Ricardo Reginato (Gramado, Brasil).
No último painel, que será moderado por Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, serão ainda debatidos “Eventos: o impacto nos territórios e comunidades” (14h30), com Cristiano Vieira (Sport Lisboa e Benfica), Nuno Pereira e Joaquim Gomes (Podium) e Vítor Pereira (Município de Paredes de Coura).
As Jornadas Internacionais de Turismo encerrarão às 16h30, com a entrega do “Chapéu de Ouro do Município”, um galardão que visa distinguir uma entidade ou personalidade que se tenha destacado na promoção do turismo local ou nacional.
O programa completo das Jornadas Internacional de Turismo pode ser consultado em https://www.cm-agueda.pt/pages/1907.