A Câmara Municipal de S. João da Madeira promoveu uma visita ao prédio de habitação social da Avenida de Casaldelo cuja requalificação fez parte da primeira empreitada – já concluída – que a autarquia colocou no terreno no concelho no âmbito do programa 1.º Direito.
Fruto de um investimento global de perto de 1 milhão de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), essa empreitada abrangeu esse edifício de 21 fogos, assim como 8 apartamentos devolutos dispersos por diferentes zonas da cidade.
Esta deslocação de autarcas e técnicos municipais serviu para constatar os resultados da intervenção realizada no referido bloco habitacional, cujas obras terminaram este ano, tendo incidido nas áreas comuns, sob responsabilidade do condomínio.
Conforto térmico
Em concreto, a obra abrangeu melhoramentos ao nível da fachada, caixilharias, paredes interiores, elevadores e cobertura, designadamente para combater infiltrações. Foram, também, melhoradas as condições de mobilidade do edifício e procedeu-se à colocação de um sistema de proteção contra incêndios. No telhado do prédio foram instalados painéis solares para abastecimento energético sustentável das áreas comuns.
“Este investimento enquadra-se num vasto plano de intervenções de requalificação do parque habitacional municipal, por forma a contribuir para uma melhor qualidade de vida dos moradores locais”, afirma o presidente da Câmara Municipal.
Jorge Vultos Sequeira salienta e agradece a “colaboração e compreensão” dos residentes, que “foram essenciais ao longo de todo o processo de obras”, o qual “visou a melhoria das condições de habitabilidade, com especial atenção ao conforto térmico”.