A terceira arena Change Maker’s Erasmus+ foi cultural, artística e inclusiva. Os 20 jovens participantes puderam criar peças artísticas, projetar espaços culturais e apresentar propostas quer possam ser usadas para quebrar estereótipos.
Esta terceira arena do projeto ChangeMaker’s – Erasmus+ desafiou os jovens a usarem a arte para intervir na sociedade. O objetivo foi colocar os jovens, num grupo que integrou também utentes da APPACDM – Centro Santo Amaro de Casal Comba, a refletir sobre como a cultura pode ser utilizada como meio de inclusão social e suscitar contributos para Planos Municipais de Juventude.
Através da pintura, do desenho, do recorte – e sob a orientação de Leonardo Marques, Mariana Sá e Tomás Sancho, os jovens apresentaram soluções para a inclusão de pessoas de diferentes origens, exploraram formas de promover a igualdade de género e deram o seu contributo para políticas de cidadania e juventude. “Nós começámos pelo espaço e decidimos que o sítio em que qualquer pessoa pode ir e ser aceite é um jardim ou parque. Com o espaço acabado pensámos que seria uma boa ideia cada um marcar o papel com a palma da mão, porque na nossa opinião cada um deixar a sua marca é uma boa demonstração de inclusão. Mais tarde adicionámos olhos às mãos de modo a humanizá-las e desenhámos acessórios de várias culturas em cada uma, para acentuar mais a inclusão”, referiu um dos grupos participantes.
O “ChangeMaker’s arena” é um projeto do programa Erasmus+, que consiste em diversos encontros, designados arenas, onde os jovens discutem temas que visam a sua capacitação em diversas áreas, fomentando uma participação informada e crítica na vida democrática, inclusiva e sustentável da Europa. O projeto tem como parceiros da Mealhada os Municípios de Paredes (coordenador) e o de Pedreguer (Espanha).
A próxima arena, dia 30 de novembro, será dedicada ao storytelling e media, orientada por Marta Pires, atriz e fundadora da companhia de teatro Caixa de Palco.
Arena Change Makers #4
30 de novembro l Dia Internacional da Cidade Educadora l l 14h>16h l Centro de Interpretação Ambiental
Arena storytelling e media: oficina de produção de conteúdo multimédia para contar histórias de mudança, incentivando a narrativa como forma de envolvimento social e político.
Com Marta Pires.