Durante a quadra natalícia, a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha tem patente a exposição “Presépios: a Magia da Natividade”, com peças da coleção de Isabel Matos.
Nesta mostra, que integra a programação de Natal “Lugar das Cores”, é possível explorar a beleza e a profundidade das várias representações do Nascimento de Jesus. Através de diferentes estilos e interpretações artísticas, esta mostra celebra a força, a coragem e a superação presentes no relato da Natividade. Independentemente de crenças, cada visitante é convidado a refletir sobre temas universais, como a busca por novos começos, a resiliência diante dos desafios e a conexão entre todos.
Isabel Matos nasceu na Venezuela, filha de pais portugueses, e vive em Avanca. Começou as suas aulas de Pintura em Espinho com o professor Ramón Diaz Lugo e posteriormente com a professora Sílvia Vale. Continuou a sua formação, participando em Workshops de Técnicas de Arte Contemporânea e Técnicas de Desenho. A Cerâmica também é outra paixão, em especial o Rakú, Rakú Nú.
Integra o grupo AveiroArte, a AAAGP – Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa e a Associação GensArt. Expõe desde 2006 com diversas mostras individuais e coletivas em Portugal, Espanha, França, Itália e USA. Colaborou com alguns dos seus trabalhos no livro “Os Dias em que Cresci”, de Vasco Aguiar, e em algumas revistas do Grupo Poético de Aveiro. Ao longo do seu percurso artístico foram-lhe atribuídos vários prémios e menções honrosas.