Ontem completaram-se quatro anos sobre algo inédito…a invasão do Senado Norte-Americano. Depois de anos e anos de gaslighting, de factos alternativos, de mentiras até à náusea, eis que o culto, a mando do seu líder, fez o impensável.
De quem é a culpa? De Trump? Sim, em parte. Mas na maior parte, a culpa é da Fox News. A culpa é do Twitter, o X do Elon Musk e outras redes sociais que sob o manto de “liberdade de expressão”, permitem liberdade de endoutrinação das massas.
A culpa é dos restantes políticos americanos que, lentamente, foram cedendo às mentiras do Trump, validando-as porque politicamente lhes era favorável.
A culpa é da sociedade que convive bem com a mentira. Convive bem com charlatões, vendedores de banha da cobra. Até lhes dá legitimidade legal.
Era óbvio que isto ia acontecer…era óbvio que depois de anos de bombardeamento de mentiras propagadas pela comunicação social e redes sociais, os Trumpistas iam acreditar que, de facto, o seu líder é um cavaleiro lutador contra uma rede de pedofilia gerida pelos Democratas. Que a eleição foi roubada. Que Trump foi uma vítima e não um predador de mentes frágeis.
Este efeito da verdade ilusória, de bombardeamento constante de informação falsa de diferentes fontes até que as pessoas acham que tal informação é verdadeira, é visível quando falamos de terapias alternativas. Quando falamos de astrologia. Quando falamos de tarot. Quando falamos de transgênicos e agricultura biológica. Quando falamos de energia nuclear.
A comunicação social convive bem com a mentira. Com os seus tarólogos em prime time. Com os astrólogos a opinarem em tudo que é revista sobre o dia de amanhã. Porque Júpiter está alinhado com Plutão, vou ficar com prisão de ventre. Com a constante presença de terapeutas alternativos em programas da manhã e da tarde levando as pessoas a pensar que aquilo, aqueles bruxos, têm algum tipo de credibilidade. São legítimos. Não são.
Quando convivemos bem com a mentira, com a intrujice, com o roubo, preparamos terreno para que os Trumps surjam. Quando permitimos que crianças com 18 anos tirem cursos de acupuntura, naturopatia, homeopatia, etc. permitimos que estas mentes sejam submetidas a lavagem cerebral durante anos, até o efeito da verdade ilusória se estabelecer.
Até ser impossível voltar atrás.
Isto só vai piorar, até que a verdade, os factos, sejam valorizados e quem diz mentiras para ganhos econômicos, políticos ou sociais deixe de ser desculpado sob o manto da “liberdade de expressão”.
Os próximos tempos (2025) serão cruciais para a continuidade da paz ou de uma guerra global cuja humanidade poderá ser parcialmente dizimada. A entrada de criaturas como Elon Musk assente num poder imenso, desmesurado, sustentado na riqueza material, não augura nada de positivo. Aventureiro, desequilibrado, egocêntrico, com fome de poder, que tem tentado estender os seus tentáculos empresariais para o campo da política, sempre na mira de com isso penetrar nos mercados de uma forma canibal, vela-se o que tem feito ou tentado, no Brasil, na Áustria, Itália, Hungria, na Alemanha no próprio Reino Unido, especificamente com os lideres da extrema direita europeia.
A aquisição do Twither e transformado em X como plataforma de influência na sociedade tem apenas um fito para Elon Musk , usar sua plataforma X para “mobilizar cidadãos e partidos de extrema direita” a prejudicar os líderes europeus.
Bloquear e impedir por todos os meios legais essa pretensão sobretudo pelas razões que estão veladas, é um imperativo para a Europa, sempre a hibernar para o que se passa em redor, sempre incapaz de reagir e antecipar cenários, sempre a ter que ir atrás do prejuízo da sua inércia!!