“Que estes 190 anos sejam uma inspiração para continuarmos a trilhar um caminho de progresso, sempre com as pessoas e o seu bem-estar no centro das nossas ações”. Na Sessão Solene de Comemoração dos 190 anos do Concelho de Albergaria-a-Velha, que decorreu na tarde de 15 de fevereiro, o Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, fez um balanço de mais de uma década à frente da Autarquia Albergariense, enumerando conquistas, desafios e o trabalho colaborativo com as várias entidades locais.
Do Ambiente à Ação Social, da Educação à Mobilidade Suave, passando pela Cultura, pelo Desporto e com uma forte ênfase no Desenvolvimento Económico, António Loureiro enumerou um conjunto de ações e estratégias que acredita terem um papel decisivo para o futuro do Concelho. “Trilhamos, todos juntos, um extraordinário caminho em prol do desenvolvimento coletivo, da melhoria da qualidade de vida das pessoas e da perspetiva de um futuro melhor para as novas gerações”.
Na sessão solene, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município, a Câmara Municipal atribuiu 10 Medalhas de Mérito Municipal a entidades locais, empresas e individualidades, uma Medalha de Bons Serviços e concedeu a Medalha de Ouro do Município, a mais alta distinção, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, que celebra, este ano, o seu 100.º aniversário.
Das 10 Medalhas de Mérito Municipal, seis – todas de Grau Ouro – foram atribuídas a empresas a laborar no Concelho: Fisola; Flexaco; Heliroma; MC Rios; S.A., Metalusa Portugal, S.A.; e Quimialmel. António Loureiro salientou que, desde 2014, o volume de negócios das empresas locais registou um crescimento superior a 49%, ultrapassando os 1.423 milhões de euros no final de 2023. Com mais de 2900 empresas a laborar no Concelho, empregando quase 10 000 colaboradores, a exportação tem sido uma prioridade, com 2024 a registar um total de 534 milhões de euros de bens ou serviços exportados, posicionando Albergaria-a-Velha como “um dos principais exportadores do país, à frente de várias capitais de distrito”. Das seis empresas distinguidas, salienta-se que uma delas investiu, em 2024, 7 milhões de euros na capacidade produtiva e três empresas preveem realizar, este ano, investimentos que totalizam cerca de 27 milhões de euros, o que vem reforçar o dinamismo económico de Albergaria-a-Velha.
Aos Agrupamentos de Escuteiros de Valmaior e da Branca foram atribuídas Medalhas de Mérito Municipal – Grau Cobre, sendo reconhecido o seu importante papel como agentes formadores da comunidade, por transmitirem e incutirem nos jovens os valores da justiça, da igualdade, da amizade e do respeito pela Natureza. O Grau Cobre também foi atribuído à Associação Florestal do Baixo Vouga, pelos 25 anos de trabalho de formação, sensibilização e valorização dos produtores florestais e na gestão/planeamento do território.
A Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata foi concedida a Augusto Jorge de Lacerda Neves, tendo sido destacado a sua longa carreira de valioso serviço público na saúde e o seu envolvimento no associativismo local, que revelam, nas palavras de António Loureiro, “a sua nobreza de caráter e o seu forte sentido comunitário e de missão”. A Eduardo Jorge Correia da Costa Ferreira foi atribuída a Medalha de Bons Serviços do Município – Grau Ouro, a quem o autarca agradeceu “o elevado sentido de missão nos serviços prestado ao Município de Albergaria-a-Velha, no decorrer dos seus 41 anos de serviço” e reforçou o seu contributo como arquiteto e dirigente “nos inúmeros projetos em que esteve envolvido e liderou”.
No final da sessão solene, foi atribuída a mais alta distinção – a Medalha de Ouro do Município – à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, um justo tributo ao serviço público prestado, à sua coragem, resiliência e dedicação. “O seu incansável compromisso com a segurança e bem-estar da nossa população é inegável e, num ano particularmente desafiador, devido aos incêndios que assolaram o país e o nosso Concelho, esta distinção tem um significado e uma importância acrescida”, destacou o Presidente da Câmara Municipal.