Com o objetivo de dar a conhecer os programas existentes ao nível da saúde comunitária na região de Entre o Douro e Vouga, realizou-se em S. João da Madeira o 2.º Encontro Intermunicipal de Boas Práticas em Saúde. A iniciativa teve lugar no auditório do Museu da Chapelaria, na tarde da última quinta-feira, 10 de abril.
Os participantes foram recebidos com um momento musical, pelo jovem violoncelista Joachim Lima, aluno da Academia de Música da cidade, acompanhado ao piano pelo Professor Dhiego Lima. A abertura dos trabalhos foi assegurada pela vereadora Irene Guimarães, responsável pela área da saúde no Município.
A autarca deu as boas-vindas a todos os presentes, fez um enquadramento da iniciativa e sintetizou os aspetos essenciais do trabalho que vem sendo desenvolvido nesta área em S. João da Madeira, fruto de uma articulação entre o Município e várias entidades do concelho e da região.
A sessão prosseguiu com intervenções de enfermeiros de diversas unidades de cuidados na comunidade de Entre Douro e Vouga, que se debruçaram sobre temas como a Saúde Reprodutiva, Saúde Infantil/Saúde Escolar, Saúde Mental e Reabilitação Respiratória. Seguiu-se um espaço para debate, moderado por Sara Pereira, enfermeira diretora da Unidade Local de Saúde (ULS) de Entre Douro e Vouga.
O programa continuou, num segundo momento, com novos oradores, que falaram sobre cuidados continuados integrados, do projeto “Diabetes em Movimento” e do Estatuto do Cuidador Informal. O espaço para debate que se seguiu a este segundo momento do encontro, foi moderado pela vereadora Irene Guimarães, que realizou também a intervenção de encerramento.
A responsável pela área da saúde na Câmara Municipal de S. João da Madeira destaca que esta iniciativa constituiu um “importante ponto de encontro que permitiu a troca de experiências e o reforço do entrosamento entre as unidades de cuidados na comunidade da região, aprofundando a sua simbiose e complementaridade, aspetos ainda mais importantes face à descentralização de competências na área da saúde”.