O autor e investigador em História Militar, José Matos, regressa à Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha para apresentar a sua mais recente obra “Atlas Histórico do 25 de Abril”. A sessão, integrada no ciclo “Encontro com Letras”, tem lugar a 26 de abril, pelas 14h00, e é de entrada livre.
No “Atlas Histórico do 25 de Abril” José Matos apresenta uma visão global dos acontecimentos que levaram à eclosão de uma revolta militar em Portugal, em abril de 1974, e ao derrube da ditadura criada por Salazar quatro décadas antes. Com uma abordagem histórica rigorosa, mais de uma centena de fotografias de arquivo e mapas ilustrativos, este livro descreve os eventos que estiveram na origem do golpe militar do 25 de Abril, que abriu o caminho para a instauração da democracia em Portugal.
Ao longo das páginas, os leitores podem encontrar as razões que levaram os militares a conspirar contra o regime; conhecer o problema da guerra em África e a falta de soluções políticas; compreender a revolta militar nas Caldas da Rainha, que antecedeu o 25 de Abril; acompanhar as movimentações de tropas pelo país que derrubaram a ditadura, entre outros temas. Esta primeira história visual do 25 de Abril apresenta uma narrativa suportada em mapas, ilustrações e fotografias.
José Matos é investigador em História Militar e tem focado a sua pesquisa na guerra da Guiné e na aplicação do poder aéreo nas guerras de guerrilha. Tem vários artigos publicados, além de livros sobre o conflito naquele país africano. Em 2023, foi editada a obra “Rumo à Revolução – Os meses finais do Estado Novo”, em coautoria com Zélia Oliveira. “Atlas Histórico do 25 de Abril” é o segundo livro que publica em português sobre a temática do 25 de Abril.