No âmbito das celebrações do Feriado Municipal de Ílhavo, no dia 21 de abril, será inaugurada, pelas 16h00, na Casa da Cultura de Ílhavo, a exposição de fotografia “Mário Marnoto: uma vida inteira por detrás da câmara”, de Mário Marnoto.
O conjunto de fotografias apresentadas retrata, antologicamente, o percurso artístico do autor ilhavense, Mário Marnoto, que depois de ter saído de Portugal, pela primeira vez nos anos 60, para provar o significado da palavra liberdade, fugiu, novamente, mais tarde, para só voltar no 25 de Abril de 1974.
Mário Marnoto pautou a sua vida pelo respeito pelos valores de liberdade, justiça e igualdade, e considera-se um fotógrafo “na linha do movimento humanista, que deu ao mundo a fotografia humanizada, a fotografia do homem pelo homem, com todo o respeito e dignidade espelhados na expressão dos fotografados”.
Esta exposição, resultante de um trabalho articulado entre o Museu Marítimo de Ílhavo e o 23 Milhas, estará patente até ao dia 4 de outubro, na Casa da Cultura de Ílhavo.