More
    PUBLICIDADEspot_img
    InícioAgendaSara Barros Leitão mergulhou nos diários da Assembleia da República e cria...

    Sara Barros Leitão mergulhou nos diários da Assembleia da República e cria a peça “Guião Para um País Possível

    Três momentos para pensar, recordar e celebrar abril com pensamento crítico e participação ativa no Cine-Teatro de Estarreja (CTE).

    A atriz e encenadora Sara Barros Leitão apresenta no palco do CTE a peça de teatro “Guião Para um País Possível”, que tem dramaturgia e encenação da própria, e com interpretação de João Melo e Margarida Carvalho, este sábado, 26, às 21h30.

    Este espetáculo é criado a partir dos discursos proferidos nos últimos 50 anos da democracia portuguesa. No parlamento português, entre as bancadas dos deputados e a tribuna com membros do Governo, existe, exatamente a meio da sala, uma secretária sem nada à volta onde trabalham dois funcionários que têm a missão de transcrever tudo o que ali é dito. Através dos seus dedos, registam-se os discursos, as intervenções, os apartes, as insubordinações e até os gestos. São centenas de milhares de páginas que registam debates, assembleias constituintes, votações, avanços e recuos nos direitos sociais, laborais e humanos.

    “Contrariamente a outros espetáculos meus, desta vez não assino o texto, mas sim a dramaturgia, pois decidi que não queria escrever uma única palavra minha. Dediquei-me a construir um espetáculo usando apenas o que consta nos Diários. Por mais incrível que às vezes possa parecer, nada do que é dito no espetáculo é inventado, e já foi, alguma vez, dito na Assembleia da República.” – Sara Barros Leitão

    Esta peça, que é uma produção da estrutura artística Cassandra, é antecedida pelas oficinas intergeracionais “Parlapatório” com Sara Barros Leitão. E é destinada a jovens que ainda não têm idade para votar, em conjunto com pessoas que ainda têm memória de ter vivido os tempos da ditadura portuguesa, em que não havia eleições livres. As sessões acontecem nos dias 23 e 24 de abril, quarta e quinta-feira.

    A encenadora promove ainda o clube de leitura “Alto e Bom Som”, onde participantes dão voz a cinco décadas de democracia, lendo a peça de teatro. Serão convidados a tomar o lugar de deputados e a fazer uma viagem no tempo por meio século de democracia. Para participar esta quinta-feira, 24, às 18h30.

    Nesta sala, todas as pessoas têm lugar. Nesta sala há grandes espetáculos, grandes emoções!

    Bilhetes disponíveis em cte.bol.pt, na bilheteira do Cine-Teatro de Estarreja ou através dos contactos 234 811 300/ [email protected].

    PUBLICIDADEspot_img
    Redação
    Redação
    Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

    CONTEÚDO TELEVISIVO PREMIUM

    PUBLICIDADEspot_img