As potencialidades e operacionalidade da nova ambulância de socorro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira (AHBVSJM) foram testadas e demonstradas por elementos da corporação no âmbito de exercícios realizados no Quartel das Travessas.
Essa atividade contou com a presença de responsáveis da Câmara Municipal de S. João da Madeira, que comparticipou em 35 mil euros a aquisição, por parte da AHBVSJM, da nova ambulância, inaugurada nas cerimónias comemorativas do 95.º Aniversário da instituição, realizadas no fina de abril deste ano.
Assim, o presidente da autarquia, Jorge Vultos Sequeira, e o vice-presidente, José Nuno Vieira, deslocaram-se ao quartel operacional da corporação sanjoanense, onde acompanharam as referidas atividades. Estiveram também presentes o presidente da direção da AHBVSJM, Carlos Coelho, e o comandante da corporação, Normando Oliveira, coordenador da Proteção civil Municipal.
Esta nova ambulância está apetrechada de acordo com o estipulado nas portarias relativas a veículos de socorro, incluindo equipamento cardiovascular (desfibrilhador), de transporte e mobilização (nomeadamente, diversos tipos de macas), de imobilização (colete de extração e colares cervicais, entre outros dispositivos), de diagnóstico e de controlo da via aérea e ventilação.
Com a comparticipação na aquisição desta ambulância em 35.000 euros, a Câmara Municipal reforça o apoio à corporação de S. João da Madeira e que em 2023 contempla ainda o subsídio anual de 150.000 euros, bem como cerca de 80.000 euros para funcionamento das duas equipas de intervenção permanente (EIP) e 3.000 para a área da formação de infantes e cadetes.