Decorreu no Museu do Ar, em Sintra, a cerimónia de entrega dos prémios Associação Portuguesa de Museologia (APOM) 2023, tendo o Museu da Chapelaria sido distinguido com menção honrosa na categoria de Incorporação.
Este equipamento cultural de S. João da Madeira vê assim reconhecido o seu trabalho de integração no seu acervo do conjunto de 77 peças doadas pelo designer Luís Stoffel, que acompanhou José Fonseca, chefe de gabinete do Presidente da Câmara Municipal, e Tânia Reis, diretora do Museu da Chapelaria, no momento em que foi recebida a menção honrosa.
Numa reação a esta distinção, o presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira. Jorge Vultos Sequeira, deixou um agradecimento ao criador Luís Stoffel, salientando que sem a sua doação “não seria possível” a obtenção deste prémio, que “traduz a grande qualidade do trabalho desenvolvido no nosso Museu da Chapelaria”,
Chapéus, toucados, fascinators e máscaras de proteção individual
As peças doadas por Luís Stoffel, cuja incorporação no Museu da Chapelaria está na base desta menção honrosa, são chapéus, toucados, fascinators e acessórios de cabeça esculturais, alguns criados especificamente para esta exposição, para além de máscaras de proteção individual,numa alusão ao combate contra a pandemia da covid-19.
O Museu da Chapelaria passou, então, a ser o guardião de uma coleção única, onde o acessório de moda e o objeto de arte se confundem. Uma fronteira imprecisa que se deve, essencialmente, aos materiais utilizados, ao acabamento meticuloso e requintado de cada uma das criações, ao uso de técnicas de alta-costura e a uma excecional criatividade.
Com base nessas peças, será criada uma exposição itinerante que promoverá o Museu da Chapelaria e o trabalho de Luís Stoffel, um criador de chapéus português, cujo nome está ligado à história do teatro de revista nacional.