Borboletas, libelinhas, escaravelhos e tantos outros, uns mais vistosos, outros mais recatados, todos têm o seu papel no ecossistema. Os insetos vão estar no centro da atividade com guia a realizar neste sábado, 29 de julho, das 14h30 às 16h00, no Parque do Rio Ul, em S. João da Madeira.
Para além da participação da guia do Parque Sofia Tavares, haverá um convidado especial: José Manuel Grosso-Silva, doutorado em Biologia, responsável pela gestão, conservação e divulgação das coleções de artrópodes do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.
Recorrendo a ferramentas comuns como lupas, redes ou um guarda-chuva, esta é uma oportunidade para conhecer os insetos que habitam no Parque do Rio Ul, identificando alguns fatores que causam o seu declínio e o que é possível fazer para proteger estes animais tão úteis.
Também no sábado, mas à noite, o convite é para descobrir os astros, numa atividade com o Guia do Parque Hugo Oliveira e em colaboração com o Observatório Astronómico do Parque Biológico de Gaia, que estará representado por Joaquim Gomes.
Esta sessão de astronomia no Parque do Rio Ul decorrerá entre as 21h00 e as 22h30. Quem participar terá a possibilidade de, com recurso ao telescópio, observar as principais estrelas e constelações que cobrem os céus nas noites de verão, e explorar o movimento da esfera celeste, enxames estelares, nebulosas e planetas visíveis.
A participação nestas atividades – cada uma com um número máximo de 25 pessoas – é gratuita, sendo necessário efetuar inscrição prévia online, em goo.gl/cqnz9h.