“Estrada Fora” (M12) estreou no Festival de Cannes, em 2021, onde foi um dos títulos mais aclamados, o que deu o mote para uma assinalável presença noutros festivais internacionais de cinema, com a conquista de importantes distinções.
O argumento centra-se numa família caótica e terna em viagem por uma paisagem acidentada, sem destino conhecido. No banco de trás, o pai tem uma perna partida, mas está mesmo magoada? A mãe tenta rir, mas mal consegue conter as lágrimas. O miúdo não para de cantar. Todos estão preocupados com o cão doente e irritados uns com os outros. Apenas o misterioso irmão mais velho parece calmo.
Esta extraordinária comédia – que marca a estreia na realização de Panah Panahi – é o próximo filme a ser exibido no âmbito do ciclo de cinema iraniano organizado pelo Município de S. João da Madeira, em parceria com o Cine Clube de Arouca.
A sessão, inserida na iniciativa “Cine S. João”, decorreu na passada quinta-feira, 19 de Outubro, às 21h15, no auditório dos Paços da Cultura de S. João da Madeira, com entrada gratuita.
Premiado no Festival de Londres e no Bafici e no Festival de São Francisco, “Estrada Fora” segue-se a outras duas obras marcantes do cinema iraniano que passaram por este ciclo: “III Guerra Mundial”, de Houman Seyedi, e “Diapasão”, de Hamed Tehrani.
Seguir-se-á, a 9 de Novembro, “Onde fica a casa do meu amigo?”, o filme de 1987 que projetou internacionalmente um dos maiores nomes do cinema iraniano: Abbas Kiarostami.
Com a exibição deste conjunto de filmes, o Município pretende “prestar homenagem aos artistas, às mulheres e a todas as pessoas que são perseguidas e reprimidas no Irão”, afirma o presidente da autarquia de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira.
Este ciclo decorre nos Paços da Cultura de S. João da Madeira, com entrada gratuita, mediante ingresso obtido online na BOL ou nos seguintes locais: Torre da Oliva, Paços da Cultura, Worten S. João da Madeira, FNAC ou CTT.