Desde 2019, S. João da Madeira tem oferta pública da valência de jardim-de-infância em Agosto, medida tomada pela Câmara Municipal para dar resposta às famílias que, declarada e comprovadamente, necessitam deste serviço também neste mês de interrupção letiva. Intitulado “Escola Aberta”, este programa decorre no Jardim de Infância do Parque, com início na quinta-feira, dia 1de Agosto.
Ao longo do mês, as monitoras afetas à Educação Pré-Escolar do município e as professoras do programa “Pequenos Cientistas Sanjoanenses” irão realizar diversas actividades, sobretudo nas áreas da ciência e expressão plástica, dramática e motora, para além de supervisionarem as actividades livres das crianças nas salas e no recreio.
As crianças irão contar igualmente com diferentes oficinas da responsabilidade de diversos serviços municipais, a decorrer nas instalações da própria escola, concretamente pelos técnicos do Centro de Arte Oliva, Museu da Chapelaria, Museu do Calçado, Divisão do Ambiente, Divisão de Ação Social, Turismo Industrial e Biblioteca Municipal.
As crianças inscritas – um total de 138 este ano, um recorde desde a primeira edição da Escola Aberta – também têm acesso à cantina escolar e ao programa Lanches Escolares Saudáveis, com ementas elaboradas pela nutricionista do Município.