A FEDRA expressou interesse em fazer parte do Conselho Consultivo do ICNF – uma das mais importantes entidades na definição de políticas e estratégias que visam a preservação da natureza e defesa do bem-estar animal em território nacional.
Lisboa, 07 de agosto de 2024 – A FEDRA (Federação de Defesa e Resgate Animal), esteve, no dia 05, reunida com o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) num encontro onde o principal objetivo foi reforçar a colaboração entre estas duas entidades para promover o bem-estar animal.
Neste encontro, os responsáveis pelas associações zoófilas que constituem a FEDRA reconheceram e expressaram o seu apreço pelo trabalho realizado, nos últimos três anos, pelo ICNF no desenvolvimento e implementação de medidas para a proteção e bem-estar animal, numa área vital onde esta entidade enfrenta desafios complexos.
Entre as medidas desenvolvidas e implementadas, destacam-se a atribuição de incentivos para o investimento nos Centros de Recolha Oficiais, o apoio à criação, ampliação ou melhoria das instalações de associações zoófilas, bem como o financiamento de campanhas de identificação e esterilização de animais e ações de sensibilização. Estas medidas foram incluídas no Orçamento de Estado no mesmo ano em que foram aprovadas várias iniciativas para um tratamento autónomo do bem-estar dos animais de companhia. Estas iniciativas são fundamentais para a estratégia nacional para os animais errantes, com foco na identificação, esterilização, adoção, educação e participação. A estratégia do ICNF, I.P. visa articular o bem-estar animal com a saúde pública, promovendo uma mudança efetiva neste paradigma em Portugal.
Com a plena consciência da complexidade que esta área comporta, a FEDRA expressou o seu interesse em fazer parte do Conselho Consultivo do ICNF – uma das entidades fulcrais na definição de políticas e estratégias que visam a preservação da natureza e defesa do bem-estar animal em território nacional.
Esta participação permitiria uma maior representação das associações zoófilas nas decisões que afetam os animais, sendo a coordenação de abordagens eficazes, como as relativas a estratégias nacionais a aplicar aos animais errantes.
Numa altura em que a falta de verbas financeiras e o altíssimo número de animais errante em Portugal têm marcado a atualidade noticiosa, esta reunião serviu para colocar em cima da mesa os principais desafios, que este setor enfrenta, mas também a disponibilidade das principais associações zoófilas em participar nas decisões políticas e de estratégia, como uma forma de mitigar os principais problemas relativos à preservação e bem-estar animal em Portugal.
A preocupação com o atraso na publicação de avisos de financiamento relativos às associações também foram um assunto em cima da mesa na discussão entre o ICNF e as associações que constituem a FEDRA, uma vez que estes avisos são uma importante garantia para a continuidade das associações focadas no bem-estar animal, garantindo prazos adequados para se candidatarem aos mesmos e assim poderem continuar o seu trabalho de resgate, proteção e cuidados de animais em Portugal.
Neste encontro que contou com a presença do presidente do Conselho Diretivo do ICNF, Nuno Banza, do Vice-Presidente, Paulo Salsa, e da Diretora do Departamento de Bem-Estar Animal, Alexandra Pereira com os responsáveis pelas várias associações zoófilas nacionais que fazem parte da FEDRA, ficou o compromisso, vontade e disponibilidade de cooperação e diálogo para juntos enfrentarem os desafios que esta área implica, com a disponibilidade por parte das associações em poderem contribuir com a sua vasta experiência, profundo conhecimento e espírito de missão no que respeita ao bem-estar animal.