Póvoa do Varzim é o município convidado da edição 2024 do Festival do Bacalhau, que começa amanhã, dia 14. A visita da comitiva poveira está marcada para sexta-feira, 16 de agosto.
A comitiva de Póvoa de Varzim, constituída por Luís Diamantino, vice-presidente do município, Luís Ramos e Sílvia Costa, ambos vereadores, deverá chegar ao recinto do festival, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, às 15h30, para uma cerimónia de receção que se realizará no Pavilhão Âncora.
Como habitual, o município convidado inclui um chef na sua comitiva para preparar um showcooking de um prato de bacalhau. Para esse efeito, o Município de Póvoa de Varzim trará Rui Santos, do restaurante Villa Mendo, da Póvoa de Varzim, que, às 18h00, no Pavilhão Âncora irá preparar Migas de Bacalhau da “Conserveira Poveira”, com tomate coração de boi da Póvoa, grão-de-bico, rúcula e broa aromatizada.
O convite realizado ao Município de Póvoa de Varzim surge na sequência do ciclo iniciado, no ano passado, com o convite a Viana do Castelo, motivado pelas tradições piscatórias e pela participação da sua comunidade na pesca do bacalhau. Pelas memórias sociais que daí advém, Póvoa de Varzim é, também, um município que habitualmente tem uma forte presença na Festa dos Bacalhoeiros, que se realiza, este ano, a 28 de setembro.