O Município de Ílhavo, através do Museu Marítimo de Ílhavo, promove mais uma Festa dos Bacalhoeiros no dia 28 de setembro, na Gafanha da Nazaré.
Este evento anual celebra o legado dos homens que se aventuraram nas águas geladas do Atlântico Norte na pesca do bacalhau, proporcionando um espaço de encontro entre gerações e de partilha de memórias e histórias que marcaram a identidade marítima de Portugal.
O programa terá início às 10h na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, com a exibição do filme “Heróis do Mar”, de 1949, seguida de uma visita à exposição “Coleção Manuel Mário Bola”, que revela a profundidade da cultura bacalhoeira.
A tradicional fotografia de campanha e a patanisca de honra terão lugar no Jardim Oudinot, onde os visitantes poderão explorar as exposições “A Censura e os Mecanismos de Repressão aos Marítimos” e “Coleção Foto-Mar: A Frota Bacalhoeira (1950-1980)”. Esta última inclui um precioso acervo de negativos de navios bacalhoeiros, captados nos portos de Leixões e Douro, recentemente adquirido pelo Museu Marítimo de Ílhavo.
Às 13h, será servido um almoço com pratos tradicionais como a chora, carinhas e bacalhau à chef.
O evento culmina com as visitas ao Navio-Museu Santo André e uma performance musical, a partir das 15h, proporcionando um encerramento memorável a este dia de encontro.
Os bilhetes estarão disponíveis a partir de amanhã, 10 de setembro, no Museu Marítimo de Ílhavo e no Navio-Museu Santo André, com um valor de 18 euros e um limite de 230 participantes.