A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro foi premiada com nove Prémios de Excelência Autárquica, pelo trabalho desenvolvido nas áreas da Educação, Ação Social e Desporto.
Os galardões foram entregues no âmbito do II Congresso da Cidade Social, realizado no passado dia 25 de setembro, no Europarque, em Santa Maria da Feira, uma iniciativa que visa reconhecer e incentivar as boas práticas no âmbito das atividades e programas desenvolvidos pelas autarquias portuguesas.
Lília Ana Águas, Vereadora da autarquia oliveirense, responsável pelos pelouros da Educação, Ação Social e Idade Maior, referiu que “o melhor prémio que recebemos é o agradecimento dos nossos munícipes e o facto de comprovarmos diariamente o impacto positivo das nossas políticas sociais na vida das pessoas, em especial das que mais precisam da nossa ajuda”. Ainda assim, a autarca reconhece a importância destes galardões, pelo “reconhecimento que é feito por quem compara, avalia e valida o trabalho que é realizado pelas autarquias de todo o país”.
A vereadora de Oliveira do Bairro foi convidada pela organização a apresentar ao público presente no congresso três dos projetos da autarquia que foram premiados, nomeadamente o Programa Ciências Experimentais, em colaboração com Sónia Ferreira, Diretora do Instituto de Educação e Cidadania, parceiro do Município, e os projetos “Proximidades” e “(In)Formar para Cuidar”.
Os outros projetos premiados nas áreas da Educação e da Ação Social foram “Momentos Performativos – Concertos de Primavera e Concertos Alunos 4.º ano”, “Mundo em Português”, “Festa da Criança” e “65 Horas de Festa”.
Lília Ana Águas fez questão de deixar um agradecimento às suas “equipas da Educação, Ação Social e Idade Maior, pelo trabalho que fazem no dia a dia, em benefício de toda a população do concelho, dos mais novos aos mais velhos”.
Por seu lado, Susana Martins, Vereadora do Desporto, congratulou-se com os dois prémios recebidos nesta área, lembrando que a qualidade do trabalho realizado nos últimos anos garantiu a adesão da autarquia ao programa “Município Amigo do Desporto” e que este novo reconhecimento “é fruto da estratégia que implementámos, mas sobretudo é o resultado da competência da equipa do Parque Desportivo Municipal, a quem agradeço pelo seu esforço e dedicação”.
Os projetos galardoados na área desportiva foram as “Oficinas Técnicas – Programas Escola Municipal de Ténis e Padel/Centro Municipal de Marcha e Corrida” e “Programa Peixinhos – Adaptação ao Meio Aquático para Todos”.
A cerimónia contou com a presença de representantes de várias câmaras municipais, dirigentes e especialistas em gestão pública, que destacaram a relevância de reconhecer o trabalho árduo e inovador das autarquias na promoção do desenvolvimento local e na melhoria contínua das condições de vida das suas comunidades.
De acordo com a entidade organizadora, o Programa Cidade Social, o Prémio de Excelência Autárquica tem como objetivo “sublinhar a importância de políticas públicas que, além de melhorarem a qualidade de vida dos cidadãos, contribuem para o desenvolvimento sustentável dos territórios”. É, também, uma forma de “destacar atividades, iniciativas e programas que, através de uma gestão eficiente e inovadora, promovem o bem-estar das comunidades, a melhoria da qualidade de vida e a valorização dos recursos locais”.
“Ao dar visibilidade e reconhecer a qualidade destas iniciativas”, acrescenta a organização, “o prémio não só enaltece as boas práticas, como também inspira outras autarquias a seguir exemplos de sucesso, adaptando-os às suas realidades específicas”.
O II Congresso da Cidade Social, onde se inseriu esta cerimónia, proporcionou um espaço de partilha e debate sobre as mais recentes tendências e desafios da gestão autárquica em Portugal, promovendo a troca de ideias e a construção de soluções conjuntas para um futuro mais próspero e inclusivo.
Projetos do Município de Oliveira do Bairro premiados
EDUCAÇÃO
Programa Ciências Experimentais
O Projeto de Ciências Experimentais é uma iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e o Instituto de Educação e Cidadania, localizado na vila da Mamarrosa, que visa a educação não formal e a comunicação do conhecimento.
Destinado a alunos do 4.º ano do ensino básico, bem como dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, o projeto visa promover o ensino das ciências de forma prática e experimental.
Por meio de atividades laboratoriais e projetos científicos, os estudantes complementam o currículo escolar, desenvolvendo competências em áreas científicas e tecnológicas desde cedo.
Além de estimular o pensamento crítico e a curiosidade científica, o projeto oferece uma oportunidade única de aprendizagem.
Festa da Criança
A “Festa da Criança” é um evento anual organizado pelo Município para celebrar o Dia da Criança, que se comemora em 1 de junho.
O principal objetivo desta iniciativa é proporcionar um fim de semana repleto de lazer, diversão e atividades enriquecedoras às crianças e suas famílias, num ambiente que fomenta a convivência familiar e o bem-estar.
O evento tem vindo a tornar-se um dos mais importantes do concelho e da região, destacando-se pela qualidade do programa, pelas condições do espaço e pela sua gratuidade.
Momentos Performativos – Concertos de Primavera e Concertos Alunos 4.º ano
O projeto “Momentos Performativos” é uma iniciativa integrada na dinamização das Atividades de Enriquecimento Curricular oferecidas a todas as crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico.
Do desenvolvimento destas atividades nascem dois momentos performativos, nomeadamente os Concertos de Primavera e os Concertos dos Alunos do 4.º ano, consistindo em vários espetáculos musicais, realizados no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol.
Para além de subirem ao palco e de atuarem para mais de 400 pessoas, com uma orquestra profissional ao vivo, e de todos os ensaios que isso implica, estas crianças beneficiam de uma experiência artística única e de grande qualidade.
Mundo em Português
“Mundo em Português” é uma iniciativa destinada a apoiar alunos estrangeiros do 1.º ciclo do ensino básico no âmbito do domínio da língua portuguesa.
Decorre da necessidade de integrar as famílias imigrantes que se têm vindo a fixar no concelho de Oliveira do Bairro, em número cada vez mais expressivo, nomeadamente das crianças, contribuindo para o seu sucesso escolar.
Consiste no reforço da aprendizagem da língua portuguesa, com docentes contratados especificamente para este efeito, com apoio semanal ou bissemanal, mediante a necessidade e o nível de proficiência.
Numa fase primária, a iniciativa teve como participantes crianças nacionais de países terceiros a frequentar o 1.º ciclo de ensino básico, cuja língua materna era outra que não o português. Posteriormente, dada a necessidade cada vez mais evidente, foram também integradas crianças provenientes dos PALOP.
AÇÃO SOCIAL
65 Horas em Festa
O “65 horas em Festa” é o ponto alto e a síntese do trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro no pelouro da Idade Maior, no que diz respeito à promoção do envelhecimento ativo e da integração social dos munícipes com idade igual ou superior a 65 anos.
Aproveitando a comemoração das efemérides relacionadas com a idade maior, nomeadamente o Dia Internacional das Pessoas Idosas, Dia Nacional do Idoso e Dia Mundial da Terceira Idade, bem como a tradição do almoço-convívio com as pessoas idosas, a autarquia desenvolveu uma programação que se distribui por todo o mês de outubro, repleta de atividades gratuitas dirigidas especificamente aos munícipes maiores de 65.
Este cartaz concentra as respostas e ofertas municipais e de outras entidades existentes no concelho, com caráter cultural, recreativo, informativo, desportivo e de saúde.
As atividades são descentralizadas, decorrendo em diferentes espaços e serviços do concelho, de forma a poder impactar toda a população concelhia.
(In)Formar para Cuidar
O Projeto (In)Formar para Cuidar foi criado e desenvolvido pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade “Cubo Mágico da Saúde”.
Trata-se de um projeto psicoeducativo, destinado, por um lado, a cuidadores formais e, por outro, a cuidadores informais, que visa proporcionar um suporte educativo/informativo, onde é fornecida informação útil e instrumental sobre vários temas pertinentes, e um suporte emocional, através da criação de espaços para expressar e normalizar emoções associadas às temáticas.
ProximIDADES
Com o encerramento dos Centros de Dia, a 16 de março de 2020, devido à pandemia causada pela doença COVID-19, as pessoas idosas ficaram sem poder contar com o apoio institucional até então prestado.
Dessa forma, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro entendeu que seria imperioso atender às circunstâncias de particular vulnerabilidade das pessoas idosas, planeando e implementando medidas que garantissem uma resposta adequada para esta população e para os seus cuidadores informais.
Foi nesse contexto que surgiu o projeto ProximIDADES, com o principal objetivo de providenciar apoio social e/ou emocional às pessoas idosas e seus cuidadores, que se encontrem nos seus domicílios e que não disponham de uma rede de suporte social suficiente para garantir que as suas necessidades sejam satisfeitas.
A cada beneficiário do projeto, é atribuído um Gestor de Caso que faz um acompanhamento domiciliário semanal, assente em três grandes eixos de intervenção: intervenção direta com a pessoa idosa; capacitação de cuidadores informais; e mobilização de recursos na comunidade.
DESPORTO
Programa Peixinhos – Adaptação ao Meio Aquático para Todos
O Programa Peixinhos é uma iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, com um enfoque desportivo, social e educativo, que oferece, de forma gratuita (incluindo o transporte), a oportunidade de aprendizagem de natação, em especial ao nível da adaptação ao meio aquático, a todas crianças do pré-escolar do concelho.
Oficinas Técnicas (Programas Escola Municipal de Ténis e Padel/Centro Municipal de Marcha e Corrida)
As Oficinas Técnicas realizadas pela área de Desporto da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro constituem-se como ferramentas de apoio e desenvolvimento aos programas da Escola Municipal de Ténis e Padel e do Centro Municipal de Marcha e Corrida. A sua génese surge da identificação de carências observadas em contexto de aula, que serão trabalhadas de forma orientada e planeada, de forma a proporcionar a correção/desenvolvimento de capacidades/habilidades técnicas e motoras.