More
    InícioAgendaTertúlia propõe um novo olhar sobre a floresta 

    Tertúlia propõe um novo olhar sobre a floresta 

    Proença-a-Nova celebra o Dia da Floresta Autóctone, no próximo sábado, 23 de Novembro, com mais conhecimento sobre o potencial medicinal e gastronómico do pinhal-bravo, uma das árvores emblemáticas da região Centro.

    A saúde da floresta é vital e esta é vital para a nossa saúde. Complementarmente ao bem-estar que este ecossistema proporciona, reconhecido através de conceitos como terapia da floresta, a Organização Mundial de Saúde recorda-nos que 40% dos produtos farmacêuticos provém da natureza e que numerosos compostos e extratos presentes nas árvores são promissores no combate a doenças e na sua prevenção.

    Com este pressuposto, no Dia da Floresta Autóctone, celebrado no próximo sábado, 23 de novembro, o Centro PINUS e o Centro Ciência Viva da Floresta convidam a descobrir novas facetas do pinheiro-bravo ao nível da saúde e da gastronomia.

    Na tertúlia “Bioeconomia do pinhal-bravo: saberes e sabores”Ana Paula Duarte, Investigadora no Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS) da Universidade da Beira Interior irá explicar, por exemplo, quais as propriedades medicinais ou de bem-estar que estão presentes na casca, nas agulhas ou na resina do pinheiro-bravo, sendo que já existem medicamentos, óleos essenciais ou produtos cosméticos feitos a partir de elementos desta árvore resinosa pelas suas qualidades anti-inflamatórias e antioxidantes, contribuindo para um bom funcionamento do nosso organismo a vários níveis.

    Mas também na gastronomia há um potencial para descobrir ao nível dos aromas e dos sabores associados ao pinheiro-bravo, já para não falar do mel, da carne de pastoreio, das plantas aromáticas e dos cogumelos que lhe estão associados.  O Chef Flávio Silva, Embaixador das Aldeias de Xisto e entusiasta dos produtos locais e serranos, irá aprofundar o tema e dar dicas de como enriquecer um prato regional com os recursos da floresta.

    A Tertúlia Bioeconomia do Pinhal-Bravo: saberes e sabores realiza-se no Centro Ciência Viva da Floresta no próximo sábado, 23 de novembro, entre as 14h30 e as 17h00. A participação é gratuita, mas requer inscrição neste formulário.

    Este evento, destinado à população em geral, é uma iniciativa promovida pelo Centro PINUS em parceria com o Centro Ciência Viva da Floresta com o apoio do município de Proença-a-Nova.

    Programa disponível aqui.

    __________________________________________________________________________

    Sobre o Centro PINUS
    O Centro PINUS – Associação para a Valorização da Floresta de Pinho – é uma organização sem fins lucrativos que existe desde 1998. Tem como objetivo promover a importância ambiental, social e económica do pinheiro-bravo na floresta portuguesa. Reúne os principais intervenientes da Fileira do Pinho, incluindo representantes da produção florestal, dos prestadores de serviços, das empresas de transformação de madeira de pinho, da administração pública, do ensino superior e do setor financeiro.

    Redação
    Redação
    Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

    ÚLTIMOS ARTIGOS

    PUBLICIDADEspot_img