De 18 a 24 de novembro, o Arouca Geopark celebrou a Semana da Floresta Autóctone, com um programa diversificado, que permitiu sensibilizar diferentes públicos para a importância de valorizar e conservar este ecossistema.
Cerca de 250 pessoas, entre alunos, professores, famílias e público em geral, participaram nas atividades propostas para esta semana. A floresta foi às escolas, os elementos naturais deram asas à imaginação na criação de verdadeiras obras de arte, plantaram-se árvores, realizaram-se caminhadas e passeios micológicos, a natureza foi palco de meditação e relaxamento e, ainda, descobriram-se alguns dos aromas da floresta.
Daniela Rocha, coordenadora executiva da AGA – Associação Geoparque Arouca, destaca que «estas iniciativas, além de aproximarem o público da dinâmica territorial fomentada pela AGA, desempenham um papel crucial na sensibilização para a conservação dos recursos naturais do Arouca Geopark, incentivando a comunidade e os visitantes a reconhecerem e valorizarem a singularidade do nosso geoparque».
Esta semana foi uma organização da AGA, em parceria com o Município de Arouca, a Associação Florestal do Entre Douro e Vouga e os Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz.