A Fundação Casa Hermes inaugurou em outubro o Skope – Museu de Medicina e Saúde, em Aradas – Aveiro – que vai estar de portas abertas ao publico nos próximos sábados 30 de novembro e 7 e 14 de dezembro.
Os objetos expostos nas várias salas que compõem o Museu pertenciam à coleção pessoal de Hermes de Oliveira Castanhas, médico e colecionador aveirense apaixonado pela sua profissão, que se dedicou a reunir peças de diferentes épocas e origens, às quais chamava “perfeições do passado”. Após a sua morte, coube à família dar continuidade ao legado, repensando o futuro da coleção e da Casa-Museu Dr. Hermes, que hoje recebe o Museu de Medicina e Saúde.
O Skope tem seis salas dedicadas a especialidades médicas e importantes períodos históricos. Começa na origem de tudo, com uma sala dedicada ao nascimento e às especialidades de obstetrícia e ginecologia, e avança cronologicamente por diversos momentos da história – tais como a Antiguidade Clássica, a Idade Média, o Renascimento e o Iluminismo – e pelos avanços no século XIX e termina na grande transformação da Medicina dos séculos XIX e XX.
O Museu conta ainda com uma área interativa e digital dedicada à Medicina do Futuro e aos estilos de vida saudáveis, com dinâmicas focadas na importância – entre outros – do sono, da atividade física e da alimentação saudável.
O novo museu é um projeto da Fundação Casa Hermes que dá a conhecer a maior coleção particular de objetos médicos a nível nacional: um acervo com mais de 1800 objetos de 20 especialidades que contam a História da Medicina e a revolução técnico-científica desta área, desde a Antiguidade Clássica até aos dias de hoje.
Em anexo seguem documentos gráficos de apoio à divulgação do Museu!
Sobre a Fundação Casa Hermes
Reconhecida em 2022, a Fundação Casa Hermes é uma fundação de direito privado, instituída com património exclusivamente privado, que gere o Skope – Museu de Medicina e Saúde – e promove iniciativas de âmbito cultural, científico e social.
Saiba mais sobre o Skope e a FCH em: