More
    InícioA escolha do DiretorO dia da pessoa com esclerose múltipla é já no dia 4...

    O dia da pessoa com esclerose múltipla é já no dia 4 de dezembro

    A Esclerose Múltipla é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa que afeta o sistema nervoso central. O seu aparecimento acontece, normalmente, entre os 20 e os 40 anos de idade e tem maior incidência nas mulheres. As suas causas são ainda desconhecidas.

     Os sintomas, que levam as pessoas a perder algumas capacidades funcionais, são a fadiga, alteração na marcha, dormência, sensação de rigidez articular, alterações da visão, alterações na capacidade de engolir, disfunção da bexiga, dificuldades de equilíbrio e/ou de coordenação, entre outros.

     A celebração desta data realiza-se a 4 de dezembro, e foi instituída em 2006, com vista a salientar a atenção da população para a doença, nomeadamente para a importância do diagnóstico realizado de forma precoce e do tratamento adequado. É também de realçar, neste dia, as necessidades das pessoas com esclerose múltipla e as suas vivências de forma inclusiva na sociedade.

    Segundo a Organização Mundial de Saúde estima-se que em Portugal existam cerca de 30 000 casos, pelo que o diagnóstico realizado de forma precoce é extrema importância, não só, aquando da identificação precoce dos sintomas e encaminhamento, mas também no planeamento, implementação e avaliação dos cuidados a prestar, com o intuito de promover o bem-estar, a qualidade de vida e a adaptação à realidade, adequando os cuidados às respostas e objetivos alcançados pelo cliente com esclerose múltipla.

    A ANEM associa-se a este dia com diversas intervenções em canais de informação, que vise divulgar a EM e estimular a população para uma a adoção de práticas no dia a dia que visem melhorar a sua saúde.

    A ANEM está a realizar um grande investimento, num centro de investigação e lar permanente, e precisa da sua ajuda.

    Apoie, vai ver que não custa nada…e ajuda muita gente. 

    https://www.give-me.pt/pt_PT/campanhas/construcao-de-centro-de-investigacao-sobre-a-esclerose-multipla

    Nota: O conteúdo científico e técnico foi adaptado do portal da ordem dos enfermeiros.

    Redação
    Redação
    Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

    ÚLTIMOS ARTIGOS

    PUBLICIDADEspot_img