O primeiro Congresso Nacional de Compostagem vai realizar-se, dia 11 de dezembro, pelas 09h00, no Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada, com o objetivo de dar a conhecer os benefícios da compostagem e os fatores de sucesso de todo o processo, nomeadamente no que respeita à compostagem comunitária.
Este encontro é direcionado a técnicos de autarquias e de outras entidades envolvidas no processo de compostagem, mas aberto a todos os que se interessam pela temática. “Procuraremos partilhar as boas práticas e os fatores decisivos para que o processo tenha êxito”, explica Pierre Grandfils, da associação Revolução das Minhocas, coorganizadora do evento com a empresa ECOGESTUS e o Município da Mealhada.
O processo de compostagem doméstica já está implementado em diversos municípios portugueses, mas a compostagem comunitária está numa fase mais inicial e é imperioso dar a conhecer as formas de a tornar uma prática de sucesso. “O que pretendemos é mesmo partilhar conhecimentos para que o processo não seja mal implementado ou mesmo abandonado devido à aplicação de técnicas erradas”, esclarece Pierre Grandfils.
O Município da Mealhada avançou, em 2023, com a instalação de 12 ilhas comunitárias, tendo alargado, já este ano, para as 18. O congresso inclui uma componente prática, de visita a algumas destas ilhas de compostagem comunitária.
As inscrições para o congresso podem ser feitas www.encontrocompostagem.org e o Congresso poderá ser acompanhado, online, em https://www.youtube.com/c/cmmealhada .