Universidade de Aveiro foi escolhida para participar no Concurrent Engineering Challenge 2025, um desafio promovido pela Agência Espacial Europeia (ESA) que oferece aos estudantes uma oportunidade única de aprender como se criam missões espaciais. O evento decorrerá de 7 a 11 de abril de 2025, nas instalações da ESA na Bélgica e, simultaneamente, em apenas três universidades europeias, incluindo a Universidade de Aveiro: ESA Concurrent Engineering Challenge 2025
Além dos estudantes que irão trabalhar presencialmente na Bélgica, grupos da Universidade de Aveiro (Portugal), da Cranfield University (Inglaterra) e do Politecnico di Milano (Itália) participarão remotamente, colaborando e partilhando as suas ideias através de videoconferência.
Durante o desafio, os participantes trabalharão em equipa para resolver problemas e criar soluções para uma missão espacial. Em vez de trabalharem de forma isolada, as equipas irão colaborar desde o início, beneficiando do apoio de especialistas da ESA para tornar os seus projetos mais eficazes e evitar erros.
Este desafio representa uma excelente oportunidade para os estudantes da Universidade de Aveiro demonstrarem o seu talento e aprenderem diretamente com uma das organizações espaciais mais importantes do mundo. É, igualmente, um reconhecimento do papel da universidade na formação de futuros cientistas e engenheiros preparados para contribuir para o desenvolvimento do setor espacial.