A administração do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV) anunciou hoje que o Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, está a preparar mais 20 camas de cuidados intensivos para internamentos relacionados com a Covid-19.
De acordo com o CHEDV, a medida deve-se à evolução das necessidades crescentes de tratamento a infeções pelo vírus SARS-CoV-2 nos vários municípios da região.
Em declarações à agência Lusa o CHEDV referiu que «está neste momento a ser preparado um espaço para a ativação de mais 20 camas de cuidados intensivos, o que nos permitirá dar uma resposta acrescida às necessidades previsíveis para os próximos dias e semanas. Espera-se que esta nova área de tratamento comece a receber os primeiros doentes na manhã da próxima quarta-feira, dia 18 de novembro».
Na madrugada de 12 de novembro, o Hospital São Sebastião tinha internados em enfermaria específica para Covid-19 um total de 98 doentes, aos quais se juntavam ainda 21 utentes na unidade de cuidados intensivos.
O CHEDV já estabeleceu «um acordo com uma unidade privada da região, mediante o qual pode aí internar até 30 doentes do serviço de medicina interna sem patologia Covid». A transferência verifica-se apenas nos casos que exibam «critérios clínicos adequados», o que, nesta fase, justifica que cerca de 10 doentes tenham passado para esse hospital privado.
A administração do CHEDV aguarda também a intervenção do Instituto da Segurança Social no sentido de ativar «a unidade de retaguarda que está a ser preparada para a transferência dos utentes que, tendo alta médica, se mantêm internados devido à falta de resposta social» que viabilize o seu acolhimento seguro em casa, em estruturas residenciais para idosos ou noutras instituições.