Investimento de cerca de 900 mil euros, com comparticipação comunitária.
No âmbito da sua estratégia de implementação de condições para a utilização de modos suaves nas deslocações intraurbanas, a Câmara Municipal de S. João da Madeira vai criar ciclovias e passeios na Avenida do Vale e na Rua Manuel Vieira Araújo. O contrato desta empreitada recebeu o visto do Tribunal de Contas no dia 30 de dezembro.
Essas vias, que também serão requalificadas neste âmbito, localizam-se na envolvente ao Parque do Rio Ul, constituindo também um importante eixo de acesso à Zona Industrial das Travessas. São, por isso, artérias importantes para quem procura aquele espaço verde para lazer e para quem se desloca para o trabalho.
O objetivo é reabilitar e requalificar os perfis transversais desses arruamentos, dotando-os de passeios e vias cicláveis, de forma a melhorar as condições de mobilidade intraurbana e a assegurar também “a prática desportiva e de lazer/turismo, constituindo um elemento importante da estratégia de mobilidade do concelho”, como se constata na memória descritiva.
Assim, com esta obra, a Câmara Municipal pretende “potenciar a utilização de modos suaves nas deslocações intraurbanas, designadamente do centro da cidade para as áreas geradoras de atividade económica”. Ao mesmo tempo, a autarquia procura “fomentar a utilização da bicicleta, como meio de transporte saudável e amigo do ambiente”.
A empreitada foi adjudicada, através de concurso público, à empresa “Tecnifeira – Engenharia e Construção, SA”, por cerca de 900 mil euros, contando com comparticipação de fundos europeus.