More
    InícioALBERGARIA-A-VELHA“Programa Nacional em torno da Memória do Holocausto

    “Programa Nacional em torno da Memória do Holocausto

    A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha está a participar no “Programa Nacional em torno da Memória do Holocausto – Projeto Nunca Esquecer”, com algumas iniciativas de informação e sensibilização.

    Na manhã de 19 de julho, pelas 11h00, vai ser apresentada uma sessão especial online “Em Roda do Conto” na página do facebook do Município dedicada a Aristides de Sousa Mendes, que ajudou milhares de judeus a fugirem das perseguições perpetuadas pela regime Nazi. No portal da Biblioteca, os leitores poderão encontrar uma pequena biografia do cônsul português, bem como algumas sugestões literárias para aprofundar os conhecimentos sobre a época. No equipamento municipal, é também possível levantar marcadores temáticos para acompanhar as leituras.

    Por ocasião dos 80 anos sobre o salvamento pelo Cônsul de Portugal em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, de milhares de homens, mulheres e crianças, muitos deles judeus, foi criado o “Programa Nacional em torno da Memória do Holocausto – Projeto Nunca Esquecer”, formalizado através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 51/2020, de 25 de junho, e que visa incentivar todo um processo de recordação, homenagem, conhecimento e divulgação.

    Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é give-me-spot-1.png
    Clique no banner e visite o give-me

    O Programa recorda e condena o terror e a destruição dos anos dramáticos da Segunda Guerra Mundial, o extermínio de milhões de judeus, incluindo mais de um milhão de crianças, e a perseguição e morte de tantos outros, considerados indesejáveis – entre eles, milhares de ciganos, cidadãos portadores de deficiência, homossexuais, intelectuais e opositores políticos. Evoca o sofrimento de inúmeras vítimas, incluindo os cidadãos portugueses detidos em campos de trabalho forçado, em campos de concentração e os que foram feitos prisioneiros de guerra, bem como os refugiados que procuraram abrigo em Portugal durante a guerra. E recorda também a ação corajosa de salvadores portugueses.

    Redação
    Redação
    Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

    ÚLTIMOS ARTIGOS

    PUBLICIDADEspot_img