Esta edição arranca com um projeto comunitário, da responsabilidade da Companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora “Aldeia Balão”, um espetáculo gratuito que acontecerá no Largo da Câmara Municipal e Rua 19, no qual uma máquina voadora transporta os seus poucos habitantes por um mundo de metáforas e sonhos. As crianças são convidadas a participar no espetáculo sendo apenas necessário que tragam um frasco para fazer bolas de sabão.
Destaque também para a presença da companhia espanhola Ángeles de Trapo que trará a Espinho os espetáculos “Error 404” e “Viajeros del Carrusel”, com temáticas e abordagens plásticas muito distintas, mas ambos de grande qualidade. Ainda no primeiro fim de semana, “Os Sonhos de Tom”, da companhia Limite Zero é um espetáculo imperdível, que nos revela algumas das novas peripécias de Tom Sawyer e dos seus amigos.Os espetáculos desta 15ª edição do festival decorrem em várias salas da cidade, como o Centro Multimeios, o Fórum Arte e Cultura de Espinho-FACE, o Salão Nobre da Piscina Solário Atlântico e o Auditório de Espinho.
O Mar-marionetas_Festival Internacional de Marionetas de Espinho, para além de se apresentar como uma mostra eclética de espetáculos de qualidade, reveladores do atual panorama do mundo das marionetas, realiza igualmente uma série de outras iniciativas complementares, de âmbito lúdico e pedagógico, que têm garantido uma aproximação muito relevante aos nossos diversos públicos, como workshops, exposições, animações de rua e atividades regulares nas escolas ao longo do ano letivo no âmbito do projeto “Mar-Marionetas – o festival que não se esquece”.
Bilhetes à venda nos locais dos espetáculos (excecionalmente os bilhetes para o espetáculo Corações Rasgados podem ser adquiridos antecipadamente no FACE; e no próprio dia do espetáculo na Piscina Solário Atlântico, a partir das 20h30).