Esta edição atingiu um recorde máximo de seniores e de municípios participantes, tendo duplicado face à edição presencial de 2019. Ao todo mais de 500 seniores de nove municípios da região de Aveiro – Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Ílhavo, Mira, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos – mostraram o seu talento, criatividade e imaginação em provas nas áreas da cultura geral, teatro, música, dança, arte plástica e fotografia.
Os prémios serão entregues aos vencedores na “Gala Idolíadas” que acontece esta quinta-feira, dia 23, às 15h, no Laboratório das Artes – Teatro da Vista Alegre.
“As ‘Idolíadas’ são a prova de que não há idade para o sonho e que vamos mais longe quando caminhamos juntos. Esta tarde, a nossa Casa da Cultura de Ílhavo foi o palco que reuniu mais de 500 vontades gigantes de continuar a descobrir, de continuar a aprender, de continuar a viver, de continuar a ser”, sublinhou João Campolargo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo.
“Sabemos que o amor não deixa envelhecer. Com amor, os nossos maiores ganham o poder das crianças de sonhar e tornar tudo possível. Esta tarde somos testemunhas de centenas de maiores que decidiram conservar a sua alma jovem e aberta à vida e ao futuro. Aprendemos que não se envelhece para morrer”, concluiu.
Destaque-se que o Município de Ílhavo, através do seu Laboratório do Envelhecimento, foi galardoado recentemente com o prémio internacional “Grundtving 2022”, atribuído pela Associação Europeia para a Educação de Adultos.
Este galardão eleva o Laboratório do Envelhecimento a exemplo internacional de boas práticas no ensino informal de adultos, nomeadamente de idosos, através de uma aprendizagem transformadora.
O Laboratório do Envelhecimento é um projeto inovador e único Portugal, apoiado em parcerias com entidades do universo académico, tecnológico, da saúde e do setor social, e tem como objetivo principal aumentar o conhecimento sobre o envelhecimento.