A Câmara Municipal de Ílhavo promove, em dezembro, seis concertos de música erudita com um reportório de música clássica de Natal, nas igrejas do município.
Com um programa de excelência e músicos de renome nacional e internacional, estes concertos são uma inspiração para este período de advento e são uma forma de valorização do património religioso do município.
O primeiro concerto realiza-se a 13 de dezembro, às 19h, na Igreja Matriz da Sagrada Família da Praia da Barra, com Nuno Pinto no clarinete, acompanhado de um quarteto de cordas, composto por músicos de renome nacional e internacional, que interpretam obras de Mozart e Brahms.
No dia seguinte, à mesma hora, na Igreja Matriz da Gafanha do Carmo, é a vez de L’Effetto Ensemble, um duo de música erudita constituído pela soprano Dora Rodrigues e pelo guitarrista Rui Gama, vocacionado para o repertório de influência portuguesa e hispânica.
A 15 de dezembro, também às 19h, na Igreja Matriz da Gafanha da Encarnação, atua o Bando de Surunyo, sob direção artística e musical de Hugo Sanches. Este ensemble é especializado na interpretação de música dos séculos XVI e XVII, que diverte e comove o público através da palavra, do gesto e do som.
O Bando de Surunyo atua também na semana seguinte, a 20 de dezembro, às 21h, na Igreja Matriz de São Salvador de Ílhavo.
No dia 21 de dezembro, às 21h00, é a vez de Concerto Campestre, na Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré. Com a direção artística de Pedro Castro, este grupo de música antiga interpreta música dos séculos XVI a XVIII em instrumentos de época.
Por fim, a 22 de dezembro, às 21h00, na Igreja Matriz da Costa Nova, Nuno Inácio, uma das referências incontornáveis da flauta em Portugal, junta-se à premiada harpista Beatriz Cortesão para apresentar o programa “Histórias e Danças”, com obras de Honegger e Piazolla, entre outros.
Todos os espetáculos têm entrada gratuita.