Pont(e)s de Acesso arranca no dia 11 de março com um seminário no Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre, entre as 9h e as 13h, que tem como principais objetivos apresentar a evolução do Município de Ílhavo em termos Geológicos, Histórico-geográficos, Urbanos e Toponímicos; perceber a influência dos avanços e recuos do Oceano Atlântico no povoamento do território; interpretar graficamente o desenvolvimento do espaço do concelho de Ílhavo e dos municípios adjacentes; conhecer as freguesias, lugares, património mais relevante, ícones identitários, principais artérias e momentos históricos mais impactantes, através de uma visita guiada ao concelho e refletir sobre o passado e o presente, antevendo e projetando o futuro do território.
À tarde está prevista uma visita guiada, entre as 15 e as 17h, às quatro freguesias do Concelho, na qual serão abordadas as principais referências históricas e patrimoniais de cada uma.
O seminário tem como público-alvo educadores de infância e professores de todas as áreas e níveis de ensino, bem como outros cidadãos com interesse nas áreas da Geologia, História, Urbanismo, Toponímia e Território.
A participação no seminário é gratuita, mas sujeita a inscrição (em separado) para os períodos da manhã e da tarde.
Para o público docente, as inscrições devem ser efetuadas até ao dia 1 de março, no website do Centro de Formação dos Agrupamentos de Ílhavo, Vagos e Oliveira do Bairro (CFAEIVOB), que certifica a ação.
Para o restante público, as inscrições devem ser efetuadas até ao dia 7 de março, através: [email protected] ou 234 092 496.
Nos dias 13, 14 e 15 de março, o programa do “Pont(e)s de Acesso” será pautado por tertúlias que terão lugar no Centro de Documentação de Ílhavo e a participação com os seniores do CASCI (dia 13), Lar de S. José e Lar Nossa Senhora da Nazaré (dia 14) e Centro Comunitário da Gafanha do Carmo (dia 15), com a presença da Turma dos Cavaquinhos da Universidade Sénior da Gafanha da Nazaré.
Os maiores de idade irão partilhar memórias sobre lendas, tradições e curiosidades sobre as ruas, praças, pontes do concelho de Ílhavo, deixando um legado, um memorial, um arquivo oral para os vindouros.
Programa do Seminário:
9h15 – Acolhimento
9h30 – Apresentação
Centro de Documentação de Ílhavo
9h45 – A evolução do território ilhavense na perspetiva da Geologia,
Cristina Bernardes, docente na Universidade de Aveiro
10h15 – A evolução do território ilhavense na perspetiva da História
Ana Isabel Ribeiro, docente na Universidade de Coimbra
10h45 Intervalo
11h – A evolução do território ilhavense na perspetiva do Urbanismo
Paulo Anes, Arquiteto na Câmara Municipal de Ílhavo
11h30 – Território e Toponímia: marcas da expansão urbana ilhavense
Manuel Ferreira Rodrigues, docente na Universidade de Aveiro
12h – Uma leitura urbana a partir das dinâmicas ecológicas do lugar
André Tavares, Arquiteto e Investigador na Universidade do Porto
12h30 – Debate “Que futuro para o território ilhavense?”
12h50 – Encerramento
João Campolargo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo