A Câmara Municipal de Águeda vai apresentar, na próxima segunda-feira, a partir das 14 horas, no Salão Nobre, o Índice de Sustentabilidade Municipal (ISM), uma ferramenta que monitoriza os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos Municípios.
O momento contará com a presença de Ricardo Reis, diretor do CESOP – Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica, e de Joana Abreu, do mesmo gabinete de investigação, que fará a apresentação do índice e da evolução do Município de Águeda nos vários indicadores analisados e as boas práticas implementadas no concelho.
Este índice avalia o comportamento dos municípios nos domínios de governança, com vista a desenvolvimento sustentável nas áreas ambiental, social, económica ou turística e e resulta de dados fornecidos por vários organismos públicos e privados, nacionais e internacionais, entre os quais o INE (Instituto Nacional de Estatística), a APA (Agência Portuguesa do Ambiente), o ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas), o Alto Comissariado para as Migrações, o IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), a Quercus, a Turismo de Portugal, o Pordata, Direções Gerais, entre muitas outras entidades.
Nesta ocasião de apresentação pública do ISM, serão ainda apresentadas outras boas práticas e projetos, inspiradores para a melhoria contínua dos territórios: caso do projeto da Eco-freguesia de Valongo do Vouga e do Município de Pombal.
Este é um dos pontos-altos das várias iniciativas que vão ser dinamizadas pelo Município para assinalar a Semana da Primavera, com o objetivo sensibilizar a população para a temática do ambiente e sustentabilidade ambiental. As atividades decorrerão entre os dias 18 e 26 de março, numa programação que inclui, entre outras, a celebração do Dia Mundial da Floresta e da Árvore (dia 21) e o Dia Mundial da Água (dia 22).
Para dia 18 está agendada uma iniciativa de manutenção de árvores autóctones, em Belazaima do Chão, em parceria com o Cabelo Santo (inscrições gratuitas em [email protected]).
No dia 21 de março, Dia Mundial da Floresta e da Árvore, a Câmara de Águeda irá fazer a entrega de estufas às eco-escolas que participaram no projeto Hortas-Bio, uma iniciativa municipal que visa a criação de hortas nas escolas que são usadas como ferramenta pedagógica e de sensibilização.
Antecipando a celebração do Dia Mundial da Água, ainda no dia 21, a Escola Básica Fernando Caldeira acolherá algumas atividades promovidas pela Águas do Centro Litoral. No dia seguinte, a APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, a que o Município se associa, convida a população a aderir à campanha “H2Off”, que consiste em fechar a torneira no período de uma hora, sem qualquer consumo de água, num gesto deliberado e consciente de redução de consumos e de alerta para a necessidade de preservação deste bem essencial que é a água.
Também sobre esta temática, no Jardim das Laranjeira, no centro da cidade, terá dinamizada a ação “De Gota em Gota”, nos dias 22, 23 e 24, com a realização de várias atividades para alunos do pré-escolar e 1.º Ciclo da EB de Águeda e de Assequins.
A Câmara Municipal de Águeda reforça o alerta para a necessidade de proteger o ambiente e os recursos naturais, aderindo à “Hora do Planeta”, uma iniciativa da Associação Natureza Portugal/ World Wide Fund For Nature (ANP/WWF), desligando, entre as 20h30 e as 21h30 do próximo dia 25, as luzes exteriores dos edifícios dos Paços do Concelho.
No dia 26, a partir das 8 horas, realizar-se-á o Curso de Iniciação à Observação de Aves, na Pateira de Fermentelos. As inscrições nesta ação são gratuitas, mas obrigatórias através do seguinte endereço: https://www.cm-agueda.pt/pages/1619.
Para além destas atividades, estará patente, durante toda a semana, no Águeda Sm@rt City Lab – Laboratório Vivo para a Descarbonização, uma exposição sobre o Ciclo da Água, para além de continuarem a ser promovidas as ações relativas ao programa “Rio de Todos”, no âmbito do projeto LIFE Águeda, que se prende com atividades de educação e sensibilização ambiental nas escolas do concelho, dirigidas aos alunos do 5.º ano de escolaridade.
Também junto do público escolar, em concreto no Jardim de Infância da Castanheira, o Município vai dinamizar, ao longo desta semana, várias ações de sensibilização, como a construção de terrários e ligadas às energias renováveis.
Refira-se ainda que, na página oficial da Câmara de Águeda, está disponível um espaço informativo de “birdwatching”, onde estão descritas várias fichas identificativas de aves que podem ser observadas no concelho.