A Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha assinalou o 25 de Abril com uma cerimónia evocativa e um programa cultural de que é promotora a Freguesia da Ribeira de Fráguas.
Entre as 14h00 e as 19h00, a Alameda 5 de Outubro esteve animada com várias mostras culturais, turísticas e de artesanato com a participação do movimento associativo da Freguesia de Ribeira de Fráguas. Destaca-se ainda uma apresentação dos trajes típicos do Rancho Folclórico da Ribeira de Fráguas, animação de rua, infantil e música ambiente. Já no espaço interior do Cineteatro Alba, a comunidade podia visitar a exposição fotográfica “Memórias da Aldeia”, de Jorge Bacelar.
A Cerimónia Evocativa teve início pelas 15h00, em frente da fachada principal dos Paços do Município, com o Hastear das Bandeiras sob Guarda de Honra do Corpo dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda Filarmónica da Ribeira de Fráguas. Houve ainda um momento simbólico pela Paz, a recordar que vivemos tempos conturbados com uma guerra na Europa, que ameaça os ideais de Liberdade e Democracia.
Pelas 16h00, no Cineteatro Alba, teve lugar a Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal, antecedida por um momento musical com o Coro da Aldeia de Vilarinho de São Roque e a apresentação da sinopse do Documentário “Vou-me despedir do Rio”, dos autores David Gomes e Pedro Cruz. Após o encerramento da Sessão Extraordinária houve outros momentos musicais com Pascoal Pires ao Trompete e a Banda Filarmónica da Ribeira de Fráguas, que no final encerrou a Cerimónia com a interpretação do Hino Nacional.
Posteriormente ainda houve um momento de convívio com um Porto de Honra e música ambiente.